Feminino>Mundial Universitário

19/08/2011 20:41

Mundial Universitário: Brasil é bicampeão no feminino e tetra no masculino
da FPFS - Adriana Diniz
 
No último domingo (29/08), encerrou-se o Mundial Universitário de futsal, em Novi Sad (Sérvia). E o Brasil faturou o título nas duas categorias: feminino e masculino. Entre as mulheres, foi o bicampeonato em somente duas edições disputadas. E, entre os homens, foi o tetra, em 12 edições que já ocorreram.

O feminino sagrou-se bi com cinco vitórias em cinco jogos, triunfando na final por 9 a 1 sobre Portugal. O masculino foi tetra com seis vitórias, batendo a Rússia na decisão por 3 a 2, e recuperando o título - que estava nas mãos de Portugal. As mulheres brasileiras foram campeãs também em 2008; já os homens, fizeram o primeiro lugar em 1994, 1996 e 2000.

* Atletas da Uni Sant'Anna participaram da conquista feminina

O Brasil foi representado por 12 atletas de diferentes universidades. Três são da UniSant'Anna, que tem parceira com o Osasco/Jaguaré/Palmeiras: a goleira Bianca, a fixa Cilene e a ala Jessiquinha. Todas entraram nos jogos do Mundial.

Jessiquinha marcou oito gols na competição, incluindo dois na final. Cilene anotou dois durante o campeonato e teve participação importante na decisão do título. Bianca entrou no gol em várias partidas, indo bem especialmente contra a Grã-Bretanha.

A Uni Sant'Anna esteve também representada na comissão técnica. Clodoaldo Marcondes atuou como auxiliar do técnico Éder Popiolski. Tanto o Centro universitário quanto o Osasco/Jaguaré/Palmeiras não escondem o orgulho de ter, em seu quadro de atletas e profissionais, estes quatro campeões mundiais.

* Futsal feminino brasileiro encantou numa cidade que sofreu com guerra

Novi Sad sofreu bombardeios em 1999, durante a Guerra do Kosovo. E ainda sofre as consequências de período tão duro. Só que, de 23 a 30 de agosto, o bombardeio que se viu no ginásio SPENS (que sediou o Mundial) foi de gols das brasileiras, encantando aos sérvios.

Seis seleções disputaram a competição feminina, na modalidade dos pontos corridos. O Brasil estreou no dia 23, contra as donas da casa. A Sérvia não foi páreo, sofrendo a maior goleada do Mundial: 27 a 1.

No dia seguinte, as francesas foram as vítimas, levando 9 a 1. No dia 25, mais uma goleada, dessa vez sobre a Grã-Bretanha, por 13 a 0.

Mas nem tudo foram flores. No dia 27, em jogo que teve o horário antecipado, o Brasil passou dificuldades diante da Rússia, que exerceu marcação praticamente dentro de sua área de defesa. A vitória foi suada, por 3 a 2.

Com os quatro placares, o Brasil juntou saldo suficiente para jogar pelo empate contra Portugal - a mesma seleção com quem disputou a final em 2008 - que também havia vencido os quatro jogos. E não deu outra: Brasil 9 a 1, bicampeão mundial!

Além do título, o Brasil teve a artilheira (Luciléia, com 16 gols), a vice-artilheira (Vanessa, com 13) e a melhor jogadora da competição (Valéria, que também foi capitã da Seleção).

Missão cumprida e muita festa. As meninas do Brasil voltaram para casa apenas nesta quarta-feira (01/09), trazendo mais um título na bagagem e a certeza de que temos o melhor futsal feminino do mundo.

* Campanha do Brasil no 2º Mundial Universitário
23/08 - Brasil 27-1 Sérvia
gols de Luciléia (8), Ariane (6), Jessiquinha (5), Vanessa (3), Jéssika (2), Cilene (2) e Valéria

24/08 - Brasi 9-1 França
gols de Vanessa (3), Valéria (2), Greice (2), Luciléia e Ariane

25/08 - Brasil 13-0 Grã-Bretanha
gols de Vanessa (3), Luciléia (3), Ariane (2), Valéria (2), Jessiquinha, Tati e Greice

27/08 - Brasil 3-2 Russia
gols de Vanessa (2) e Luciléia

29/08 - Brasil 9-1 Portugal
gols de Luciléia (3), Vanessa (2), Jessiquinha (2), Jéssika e Greice

5 jogos - 5 vitórias
61 gols pró (melhor ataque), 5 gols sofridos (melhor defesa) Artilheira: Luciléia (16 gols)

Atletas
Goleiras:
Giga Paraná
Bianca

Fixas:
Valéria (5 gols)
Cilene (2 gols)
Taty (1 gol)

Alas:
Vanessa (13 gols)
Ariane (9 gols)
Jessiquinha (8 gols)
Jéssika (3 gols)
Gaby

Pivôs:
Luciléia (16 gols)
Greice (4 gols)

Comissão técnica:
Técnico: Éder Popiolski
Auxilar: Clodoaldo Marcondes
Fisioterapeuta: Marco Trizzi

Texto: Ricardo Silva
Fotos: Pollyana Pádua
Assessoria de Imprensa
Osasco/Jaguaré/Palmeiras

GALERIA DE FOTOS