Matérias de abril/2012

30/04/2012 13:55

 

Nos seus últimos compromissos por Jacareí, Cilene destacou-se contra o líder do Paulista

 
24/04/2012 - Por: Ricardo Silva
Fotos: Ricardo Silva e Gilberto Santos
 
Nas duas últimas partidas pelo Jacareí Futsal no Estadual Paulista, a fixa e capitã Cilene mostrou seu talento e saiu como melhor em quadra conta o líder São Caetano/Drummond, no empate em 1 a 1 no dia 11. A atleta da Seleção Brasileira feminina e o clube encerraram relações uma semana depois, sendo que Cilene está indo para o Kindermann/Caçador (SC).
 
Além da igualdade contra o time do ABC, as jacareienses perderam para Taboão da Serra por 5 a 3 no dia 14. Em função de um desentendimento com parte da diretoria, Cilene e mais quatro atletas não fazem mais parte da equipe do Vale do Paraíba.
 
A paulistana de 27 anos, eleita melhor jogadora do mundo em 2008, estava no clube jacareiense desde setembro do ano passado. Ainda em janeiro daquela temporada, havia defendido a equipe na Taça Vanguarda, em caráter extra. Neste 2012, foi bicampeã da Vanguarda e liderava sua equipe no forte Estadual. 
 
A fixa irá para quarto clube em sua carreira, saindo pela primeira vez do Estado de São Paulo. Sua chegada no Kindermann está prevista para o próximo dia 30. Sua estreia será no dia 05, pelo Campeonato Catarinense, fora de casa contra a Unesc/Criciúma.
 
* Tirando os 100% de uma excelente equipe
 
Líder, com artilheira (a pivô Pelé) e 100% de aproveitamento. Assim chegou o São Caetano/Drummond ao jogo contra Jacareí no dia 11. Mas Cilene e sua equipe jogavam em casa, no Ginásio Educamais do Jardim Paraíso, e queriam quebrar a marca do adversário.
 
A fixa era a jogadora que mais levava perigo ao gol de Aline. Ainda assim, Bia abriu o placar para as caetanenses, aos 17 do primeiro tempo. No segundo tempo, as mandantes ficaram no ataque, buscando o empate. Até que, faltando apenas 40 segundos, com a goleira jacareiense Camila avançada, Débora Kobal fez o gol de empate.
 
Placar final de 1 a 1 e aproveitamento total quebrado. Pela jogadas armadas e finalizações, Cilene foi escolhida a melhor em quadra, sendo fundamental neste importante resultado.
 
* Fora de casa, revés por dois gols
 
No sábado seguinte (14), jogo em São Paulo, no Ginásio Presidente Ciro I contra Taboão da Serra. O adversário tem um dos ginásios da Federação Paulista como mando pelo fato de sua atual quadra não estar nas medidas exigidas pela entidade.
 
Pois, nesse dia, Jacareí não conseguiu encaixar seu melhor jogo. Saiu perdendo na primeira etapa com gols de Adriana e Tita. Agda empatou o jogo com dois tentos, mas Tita fez outros dois e retomou a vantagem. Elisane reaproximou Jacareí e a recém-contratada Marina, vinda de Marília, fez o gol que determinou os 5 a 3 adversos.
 
* Classificação do Estadual 2012
 
Atualmente, o Jacareí está em quinto lugar, com cinco pontos, a apenas uma posição da zona de classificação. A liderança continua com São Caetano (13), seguido de Pinda EC (8), Kurdana/Cotia (7) e Taboão da Serra (6). 
 
Grêmio Osasco e Marília estão empatados em sexto, com quatro pontos, só que Osasco fez apenas dois jogos. O Jaguaré/Palmeiras está em oitavo, com três, e a lanterna é do XV de Piracicaba/Rezende, sem pontuar. A caetanense Pelé continua como artilheira, com sete gols.

--------------------

Com a Mancha Verde, Cilene fatura o sétimo Torneio Cruzeirão seguido

 
20/04/2012 - Por: Ricardo Silva
Fotos: Eduardo Gouvêa (Foto 10)
 
Além de líder e craque, campeã. E muitas vezes campeã. Defendendo o futsal feminino da Mancha Verde, a fixa Cilene faturou o Torneio Cruzeirão de 2012, em Sorocaba (SP). Na final, disputada na terça-feira (17), as alviverdes marcaram 5 a 1 na equipe de Itu, conquistando o heptacampeonato.
 
A atleta da Seleção Brasileira disputa este tradicional torneio extra do interior paulista há anos. O seu refinado futsal atrai atenção de público e mídia local. Sem esconder o gosto que tem pela competição, Cilene soma nove títulos em território sorocabano, sendo dois pela clube que a formou, a Associação Sabesp (2003 e 2004), e sete seguidos pela Mancha (2006 em diante). Por sinal, contando todas as categorias, a torcida palmeirense é a recordista absoluta em conquistas seguidas, além de ser a maior campeã feminina do certame.
 
Em termos pessoais, este foi o segundo ouro de Cilene em 2012, novamente como capitã de time. Em fevereiro, ela liderou a conquista do bicampeonato de Jacareí na Taça Vanguarda, equipe pela qual a fixa disputava o Estadual Paulista. No dia seguinte após o hepta do Cruzeirão, Cilene concluiu sua negociação com o Kindermann/Caçador (SC), confirmando sua saída de São Paulo. A previsão é de que ela chegue em seu novo clube até o dia 30 deste mês.
 
* Bela caminhada manchista, com dois gols de Cilene na final
 
O Cruzeirão teve sua 53ª edição neste ano, sendo a 15ª com disputa no feminino. 20 equipes se inscreveram numa competição formada por jogos em eliminatória simples - perdeu, está fora. Como hexacampeã, a Mancha entrou apenas nas oitavas de final, esperando a vencedora de uma chave da primeira fase. O time fez todos os seus jogos no Ginásio Municipal Gualberto Moreira.
 
A estreia foi contra o Paulistano, em 22/03. A equipe da torcida palmeirense venceu por tranquilos 6 a 1. A partida pelas quartas de final foi no dia 02/04; goleada de 10 a 0 sobre Boituva, com dois gols de Cilene - um deles, de pênalti. Mostrando total superioridade na competição, novo placar elástico da Mancha na semifinal: 5 a 0 sobre Piedade no dia 12/04.
 
A final, contra Itu, contou com excelente público, como já é de praxe neste campeonato. As vizinhas de Sorocaba fizeram uma boa partida, mas não foram páreo para a Mancha, contando com uma constelação de atletas, vencedoras de competições nacionais e estaduais.
  
E a internacional Cilene liderou este 'Dream Team', marcando o segundo (aos oito minutos) e o terceiro gol (no começo do segundo tempo). Gláucia, Daiane e Débora marcaram também, fechando a contagem em 5 a 1 e pintando o sete no Cruzeirão.
 
Muitos motivos para comemorar. Além do título, a Mancha ganhou outras honrarias. Levou o prêmio de defesa menos vazada, formada pelo trio de goleiras Camila, Regiane e Luana. Conquistou o Troféu Fair Play, provando ser também disciplinada. E, para fechar, ficou definitivamente com o Troféu Campineiro, um prêmio de posse transitória que era colocado em disputa desde a primeira fase. Sem desmerecer as adversárias, deu para a capitã Cilene ficar com dor no ombro de tanto levantar troféu.
 
* Campanha da Mancha Verde no 53º Torneio Cruzeirão
 


Oitavas de final
22/03 - Mancha Verde 6-1 Paulistano
 
Quartas de final
02/04 - Mancha Verde 10-0 Boituva (2 gols de Cilene)
 
Semifinal
12/04 - Mancha Verde 5-0 Piedade
 
Final
17/04 - Mancha Verde 5-1 Itu (2 gols de Cilene)
 
Vejam as fotos de todos os jogos nos links abaixo:
Álbum especial: https://migre.me/8L42c

--------------------

Cilene é contratada pelo Kindermann/Caçador (SC)

 
19/04/2012 - Por: Ricardo Silva
 
Na tarde desta quarta-feira (18), uma novidade agitou o futsal feminino nacional. A fixa/ala Cilene, da Seleção Brasileira, eleita melhor jogadora do mundo em 2008, mudou de equipe. A craque deixou o Jacareí Futsal (SP) e fechou com o Kindermann/Caçador (SC).
 
A transação foi concluída após o encerramento da relação da jogadora com Jacareí, confirmado na manhã de quarta. A atleta já era desejada há tempos pelo clube caçadorense, tradicional nas disputas nacionais de futsal e com força no futebol de campo.
 
Feliz com o acerto, Cilene declarou à assessoria de imprensa de seu novo time: "O Kindermann é uma equipe de ponta. É um namoro antigo que agora se concretiza. Estou indo para Caçador em busca de grandes títulos". A atleta vai para Santa Catarina no final deste mês de abril, resolvendo antes questões pessoais em São Paulo e finalizando sua mudança de Estado.
 
* Novo Estado, novo desafio
 
Este é o quarto clube na carreira da vitoriosa fixa de 27 anos, sendo a primeira vez que ela sai do território paulista. Cilene começou na base da Associação Sabesp. Em 2006, foi para o Jaguaré, que teve parceria com Corinthians e Palmeiras. Desde meados do ano passado, a atleta estava no Vale do Paraíba.
 
O vínculo com Jacareí foi encerrado em função de desentendimentos de parte da diretoria com as atletas após a derrota no clássico regional contra o Pinda EC, em 31 de março. Outras três jogadoras também encerraram suas relações com o clube, que pintava como um dos favoritos ao título estadual de 2012.
 
Mas isto já é passado. A atleta está focada em mostrar seu excelente futsal no Kindermann. O seu primeiro jogo será pelo Campeonato Catarinense, em 05 de maio, fora de casa, contra a forte Unesc/Criciúma, às 16 horas. Em casa, seu primeiro jogo será no dia 18 do mesmo mês, contra o Vasto Verde/Blumenau, às 20:15, no Ginásio Flávio Cruz.
 
* Clube e atleta com histórias douradas
 
Além de Melhor do Mundo em 2008, pelo Umbro Awards by FutsalPlanet.com, Cilene contabiliza sete dos oitos títulos que o Brasil possui com suas Seleções de futsal feminino. São quatro sul-americanos, dois torneios mundiais adultos e um mundial universitário. Pela Seleção Paulista, venceu duas vezes o Brasileiro de Seleções Adulto. Em termos de clubes, conta com a Taça Brasil Sub 20 de 2003, a Taça Brasil Adulta de 2008 e quatro Campeonatos Estaduais Paulistas (de 2005 a 2008), fora títulos em excursões na Itália (2004) e Espanha (2008). No universitário, sagrou-se bicampeã da Olimpíada Universitária-JUBs pela Uni Sant'Anna (2008/09).
 
Quem acompanha os bastidores do futsal, sabe que o Kindermann sempre desejou ter Cilene. O próprio técnicom Edvaldo Erlacher, confirmou tal fato ao site Caçador Online (www.cacador.net): "É uma atleta que já tínhamos solicitado há bastante tempo, desde a época da Sabesp. Já foi concorrente nossa antes de eu vir para Caçador. É um reforço de peso, que precisávamos para fazer essa mescla com as jogadoras novas. E ela vai contribuir muito para voltarmos as grandes conquistas, até pela grande jogadora e atleta que é".
 
E, falando em conquistas, o Kindermann é recheado delas em sua história. Destaque para a Liga Futsal de 2007, o bi da Taça Brasil (2005/06) e o penta catarinense (2004 a 2008). Além disso, o clube esteve nas duas últimas decisões da Liga. No campo, é força crescente em termos nacionais, sendo o atual tetracampeão catarinense e semifinalista da Copa do Brasil de 2008. Na edição 2012 desta competição, o clube está na segunda fase, duelando com o São José (SP), campeão da Libertadores.
 
* Qualidade à serviço de seu novo clube
 
Voltando à atleta, Cilene é marcada pela sua incontestável qualidade, sendo uma jogadora completa: ela defende e ataca com a mesma qualidade. Na marcação, mostra um estilo mais clássico, lembrando os zagueiros dos anos 60 e 70. A fixa guarda distância, observando como a adversária carrega a bola, esperando o momento certo para dar o bote. Quando faz o desarme, é precisa, vibrando após efetuar esse tipo de lance.
 
E, no ataque, costuma a organizar jogadas, dar excelentes passes, lançar com exatidão e marcar gols. Sua habilidade permite momentos incríveis no decorrer das partidas, com uma gama extensa de jogadas de efeito. Seu chute é forte e bem colocado, sempre levando perigo à meta adversária.
 
Com tudo isso, a fanática torcida caçadorense já espera ansiosamente pela craque. E, com a garra de quem sempre quer mais a cada jogo e a cada campeonato, Cilene está pronta para defender o Kindermann.

--------------------