Cilene,do Jagueré Osasco,é a melhor do mundo no futsal

25/05/2011 15:58

 
Capitã do Jaguaré de Osasco foi eleita pela Umbro Futsal Awards 2008 e Futsal Planet como a número 1 da temporada passada.

 


Márcio Silvio

Assim como o futebol profissional, o futsal também elege os melhores da temporada. O Brasil está na ponta do futsal masculino com Falcão, que depois da era Manoel Tobias assume o primeiro pódio como o melhor do mundo. Mas pela primeira vez o País consegue esse título com a categoria feminina.

E a eleita pela Umbro e pelo Futsal Planet, responsáveis pela escolha, é a capitã do Jaguaré de Osasco, Cilene Pereira Paranhos, 24 anos.

A nona edição da Ladies First foi unânime na escolha que reuniu especialista de todo mundo. Por que Cilene? O resumo das justificativas é mesmo definitivo: na temporada 2008 a capitã osasquense é vista como uma jogadora completa.

Cilene foi avaliada pelas atuações em toda temporada passada - dos campeonatos regionais aos brasileiros, incluindo os jogos dela na excursão do Jaguaré à Espanha. Até mesmo com a camisa da
Liga Osasquense na disputa do Troféu Piratininga, os dribles de Cilene não passaram batido. Se foi assim com ela, foi também com outras tantas candidatas ao cobiçado título do salonismo.

Na temporada 2007 o troféu de melhor do mundo ficou para Eva Manguan, do Encofra Navalcarnero, que mantinha a supremacia do futsal europeu no primeiro pódio. Mas dessa vez o Brasil assume o lugar com a osasquense, que cumpre neste ano a terceira temporada com a camisa do Jaguaré.

Com o time osasquense nos dois anos anteriores, levantou 14 títulos. Atleta da seleção paulista, tem três títulos brasileiros. E com a seleção nacional é bicampeã sul-americana.

Os críticos do futsal destacam a jogadora como dona de uma técnica apurada, com chute poderoso e habilidade refinada nos passes, além de grande visão tática. Por tudo isso, Cilene recebe o The Best Woman Player of the World.