Melhor do Mundo fica mais um ano no Jaguaré/ Palmeiras/ Sant'Anna

25/05/2011 16:23

Cilene não podia ficar de fora do ciclo de renovações do Osasco/Jaguaré/ Palmeiras/UniSant'Anna para 2010. Afinal, além de ser a capitã da equipe e atleta da Seleção Brasileira, ela foi eleita nada menos do que a Melhor Jogadora de Futsal Feminino do mundo em 2008, pelo Umbro Awards by FutsalPlanet.com.

A fixa fará sua quinta temporada em Osasco, onde faturou 21 troféus - todos levantados por ela. Jogadora fundamental na categoria Principal do Jaguaré, trata-se de peça importante para o Jubileu de Prata do clube.

O alviverde está finalizando as renovações e fechando cinco contratações, que em breve serão anunciadas. As atletas de fora de São Paulo chegarão ao clube em 04 de fevereiro. Entre os dias 07 e 11, todas farão exames médicos e fisioterápicos. A reapresentação para a comissão técnica será no dia 12.

* Histórico de vencedora
Nascida em 12/07/1984, Cilene Pereira Paranhos pratica futsal desde a infância, porém confessa que nem lembra ao exato quando começou a jogar competitivamente. Recorda somente que, em meados dos anos 90, iniciou sua carreira na Associação Sabesp, clube que defendeu até sua vinda para Osasco.

Pelo rival das osasquenses, a fixa faturou diversos títulos estaduais, nacionais e internacionais, ganhando destaque desde as categorias de base. Em 2006, surpreendeu ao cenário do futsal paulista ao trocar de clube, indo para o Jaguaré. A sequência de conquistas não parou: foram quatro, logo no primeiro ano, e mais cinco no segundo ano.

Apesar de sua qualidade ímpar, Cilene ainda não tinha o gosto de uma Taça Brasil Adulta. Em 2008, veio o título tão esperado, com uma atuação que combinou raça, liderança e habilidade. Para completar, veio o título da Olimpíada Universitária - JUBS e o Torneio Internacional de Logroño, na Espanha.

Este último, junto com a excursão feita pelo Verdão em solo espanhol, foi importante para que a atleta ficasse entre as indicadas ao prêmio do site italiano Futsal Planet. Ao questionar os especialista do mundo todo, como o atual técnico da Seleção Brasileira de futsal masculino, Marcos Sorato, o Pipoca, não houve dúvidas: Cilene merecia ser a Melhor do Mundo de 2008.

A honraria foi concedida em fevereiro de 2009, começando bem o quarto ano da fixa e capitã no Jaguaré. No mês seguinte, faturou o Troféu Futsal, como a melhor atleta dentro das quadras de São Paulo.

A escrita de títulos continuou, com destaque para o bicampeonato da Olimpíada Universitária - JUBS, representando a Uni Sant'Anna. A Melhor do Mundo encerrou o ano com 60 gols marcados. E teve o gosto de disputar, pela primeira vez, a final da Liga Futsal Feminina. O título não veio ainda, mas esta palmeirense de coração prosseguirá na luta pela maior conquista nacional que um clube pode ter na modalidade.

Apesar de faltar apenas essa glória para Cilene, não há do que se queixar. Além dos incontáveis títulos por clubes, a fixa possui nada menos do que seis troféus em seleções. Defendendo o Brasil, ela é tricampeã sul-americana. E, defendendo o Estado de São Paulo, é tricampeã brasileira adulta. Foi capitã em uma conquista continental e em uma conquista nacional. Nas convocações do escrete canarinho e paulista adulto, a Melhor do Mundo é presença constante.

* Completa: bem na defesa e no ataque
Não foi à toa que Pipoca chamou-a de "jogadora mais completa". Cilene defende e ataca com a mesma qualidade. Na marcação, mostra um estilo mais clássico, lembrando os zagueiros dos anos 60 e 70. A capitã guarda distância, observando como a adversária carrega a bola, esperando o momento certo para dar o bote. Quando faz o desarme, é precisa, vibrando após efetuar esse tipo de lance.

E, no ataque, costuma a organizar jogadas, dar excelentes passes, lançar com exatidão e marcar gols. Sua habilidade permite momentos incríveis no decorrer das partidas, com uma gama extensa de jogadas de efeito. Seu chute é forte e bem colocado, sempre levando perigo à meta adversária.

O segredo para Cilene manter-se em destaque está nela mesma. A atleta cobra de si mesmo melhora na sua performance, a cada jogo e a cada competição. Embora realizada no futsal feminino, a capitã do Verdão sempre quer mais.

Por fim, Cilene é alguém que faz questão de lembrar a importância das companheiras de time. A atleta afirma que os títulos que obteve, tanto individualmente quanto coletivamente, foram possíveis graças ao trabalho em conjunto.