Textos sobre Cilene na Seleção Brasileira
Brasil fará treino no Paulo Sarasate nesta sexta-feira
Fortaleza (CE) - Após uma semana de concentração no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, que fica em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE), a Seleção Brasileira Feminina de Futsal fará na noite desta sexta-feira (2/12), a partir das 20 horas (horário local), o treino de reconhecimento da quadra do ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), que receberá os jogos do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal.
A competição internacional, que ocorre entre os dias 5 e 10 deste mês, reunirá oito seleções de quatro continentes: Brasil, Argentina, Venezuela, Portugal, Rússia, Espanha, Japão e Angola. A estréia brasileira ocorre na segunda-feira (5/12) diante das venezuelanas, às 20 horas. O torneio será aberto mais cedo com o confronto entre Angola e Espanha, às 14 horas
Enquanto aguarda o treino de reconhecimento de quadra no ginásio Paulo Sarasate, a seleção feminina realizou uma atividade física na manhã desta sexta-feira. O time trabalhou na quadra e também na academia do CT da CBFS, sob a orientação do preparador físico Mário Raulino e do fisiologista Thiago Chinelato.
Brasil inicia série de treinos noturnos
Zerosa Filho/CBFS Marcela (ao centro) aprova os treinos noturnos |
Nesta quinta-feira (1º/12) ocorreu a primeira atividade da série preparatória. O treinamento foi realizado no ginásio do Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE). Porém, nesta sexta-feira (2/12) e no sábado (3/12) as brasileiras treinarão no ginásio Paulo Sarasate. O time, no entanto, manterá a rotina de atividades matutinas no CT da CBFS.
O treino desta noite durou cerca de 1h30, e mais uma vez não teve a presença da ala Vanessa, poupada com dores no pé direito. Em contrapartida, a ala Marcela, que não participou no treino desta quarta-feira (30/11), voltou a quadra, assim como já havia ocorrido na parte da manhã.
Brasil retoma os treinos para o Mundial Feminino
O elenco está concentrado no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE). O time voltou a treinar após a folga concedida pela comissão técnica na tarde de quarta-feira (30/11).
A atividade sob o comando do técnico Vander Iacovino não teve a presença da ala Vanessa, que segue sendo poupada, com dores no pé direito. A jogadora, no entanto, fez um trabalho físico a parte e não deve ser problema para estréia brasileira no torneio, marcada para segunda-feira (5/12), diante da Venezuela.
Zerosa Filho/CBFS Marcos Sorato orienta a ala Vanessa |
O técnico Vander Iacovino e o auxiliar técnico Marcos Sorato trabalharam em duas frentes, priorizando as jogadas iniciadas com a bola parada. A intenção da comissão técnica é de seguir preservando as atletas, já que muitas estão vindo de uma maratona de jogos.
“A idéia é equilibrar a intensidade dos treinos. Hoje tivemos uma atividade mais leve, porém importante, já que em uma jogada iniciada em bola parada podemos decidir um jogo”, revelou Marcos Sorato. “Nosso planejamento está baseado nas informações colhidas pela equipe de preparação física e fisiologia”, complementou.
A equipe volta a treinar a partir das 17 horas (horário local), porém, a atividade será na academia, sob a orientação do preparador físico Mário Raulino.
O 2º Torneio Mundial Feminino será disputado no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), entre os dias 5 e 10 de dezembro. A estréia das brasileiras, que buscam o bicampeonato, ocorre na segunda-feira (5/12), diante da Venezuela, às 20 horas (horário local). Na sequência, o Brasil encara a Espanha, na terça-feira (6/12), e fecha a primeira fase diante de Angola, na quarta-feira (7/12
Zerosa Filho/CBFS Cilene (com a bola) falou sobre o esperado treino com bola |
Até então, a comissão técnica brasileira priorizou a realização de avaliações e treinos físicos, sobretudo, para priorizar a recuperação do elenco, já que a maioria das jogadoras veio de uma intensa maratona de jogos.
Na atividade desta manhã, o técnico Vander Iacovino definiu alguns conceitos táticos e trabalhou jogadas de ataque. As jogadoras não esconderam a satisfação pelo início dos treinamentos com bola. “O treino mais esperado é sempre aquele com bola”, destacou a experiente fixo Cilene.
“Chegamos um pouco melhor tecnicamente. Estamos em final de temporada e isto nos proporciona uma condição mais apurada. Este fator, com certeza, ajudará na evolução do trabalho durante a semana”, comentou a jogadora do Jacareí Futsal (SP), fazendo referência ao período que o time terá até a estréia no Mundial Feminino, que ocorrerá no dia 5 de dezembro, diante da Venezuela.
Até lá, as atletas brasileiras ficarão concentradas no Centro de Treinamentos da CBFS, finalizando a preparação para a tentativa do bicampeonato da competição. No ano passado o Brasil conquistou o primeiro título mundial, ao bater Portugal na decisão, por 5 a 1, em Torrejon de Ardoz, na Espanha.
A Seleção Brasileira Feminina fará mais um treinamento no final da tarde desta segunda-feira, novamente na quadra do CT Aécio de Borba Vasconcelos, a partir das 17 horas
Brasil se apresenta nesta sexta para Mundial Feminino
Divulgação/CBFS Seleção feminina fará um período de treinamento antes da estreia no Torneio Mundial Feminino |
Apenas duas das 15 convocadas não têm chegada prevista esta sexta-feira. A goleira Jozi e a pivô Ju Delgado se apresentarão no sábado (26/11). Elas são as únicas que atuam fora do Brasil e virão da Espanha, onde atuam, diretamente para a capital cearense. As demais - com exceção da ala Neguinha, que mora em Fortaleza - devem chegar entre 12h12 e 13h23 (horário local), desta sexta-feira.
De acordo com o planejamento da comissão técnica brasileira, já no dia da apresentação as atletas deverão passar por uma avaliação fisiológica. No sábado, os testes prosseguirão pela manhã, enquanto a tarde está reserva para um treino físico, que deve se repetir na manhã do domingo (27/11). O primeiro trabalho com bola está previsto para ocorrer no final da tarde do domingo, sob o comando do técnico Vander Iacovino.
Adversários
O Brasil, atual campeão do Torneio Mundial Feminino, está no grupo A, ao lado da Espanha, de Angola e da Venezuela. A chave B é composta por Portugal, Rússia, Japão e Argentina. Pelo regulamento, as equipes enfrentam-se em turno único dentro das próprias chaves em turno único e as duas melhores seleções de cada garantem vaga na semifinal. As equipes vencedoras do confronto eliminatório fazem a decisão do Mundial.
A rodada de abertura será disputada no dia 5 de dezembro. O primeiro jogo será entre Angola e Espanha, que se enfrentam às 14 horas. Às 16 horas, é a vez de Portugal e Japão começarem as campanhas na competição. Às 18 horas, Rússia e Argentina duelam e, às 20 horas, o Brasil inicia a defesa do título diante da Venezuela. Todos os jogos serão realizados no ginásio Paulo Sarasate
Experiente, Cilene fala sobre o próximo desafio brasileiro
“Foi importante ajudar o time a sair do zero. A partida não estava fácil, mas felizmente conseguimos abrir o marcador e construir uma vitória elástica”, revelou a camisa 6 nacional, que alertou sobre a habilidade das atletas colombianas.
“A Colômbia, nosso próximo adversário, conta com jogadoras habilidosas, então é preciso que nosso time esteja atento. Os primeiros minutos dos duelos contra elas costumam ser complicados”, comentou Cilene.
Experiente, a fixa procura passar o máximo de tranquilidade as mais novas. Juntamente com Jú Delgado e Neguinha, sua companheira inseparável, Cilene soma quase trinta convocações seguidas pela seleção. “Nós atletas onversamos não só nos treinos, mas também nos corredores. Eu, a Neguinha e a Jú somos as mais veteranas do grupo, então temos que colaborar com as mais jovens. Procuramos explicar também a importância que é defender o nosso país”.
A atleta aproveitou para falar sobre seu futuro na seleção e a evolução do futsal feminino. “Tenho 27 anos e pretendo continuar servindo o Brasil enquanto eu tiver condições. O futsal feminino evoluiu, é verdade, mas ainda pode crescer mais. Penso que o apoio da mídia e dirigentes é fundamental para isso”, finalizou Cilene.
De acordo com a organização do evento, não haverá transmissão ao vivo dos jogos do 4º Sul-Americano feminino de futsal, mas os sites www.futsaltv.com.ve e www.telesurtv.net irão produzir vídeos de algumas partidas e lances. Brasil e Colômbia se enfrentam nesta terça-feira (11), as 13hr local – 14h30 pelo o horário de Brasília.
Sem dificuldades, Brasil goleia Equador na estreia
Após Congresso, Brasil e Equador finalmente irão duelar
Zerosa Filho/CBFS
Iacovino elogia evolução da seleção feminina
Elenco feminino treina e aguarda definição da nova tabela
Até 2ª ordem, Sul-Americano feminino está suspenso
Seleção estreia nesta sexta contra o Equador
Treinos da seleção feminina continuam antes da estreia
Seleção feminina inicia atividades em Maracay
Mudança na tabela coloca Equador como 1º rival do Brasil
Após longa viagem, brasileiras chegam à Venezuela
Seleção feminina embarca em busca do tetracampeonato
Zerosa Filho/CBFS
Futsal feminino do Jacareí tem atleta convocada para seleção brasileira