Textos sobre Cilene na Seleção Brasileira

16/12/2011 11:59

Brasil fará treino no Paulo Sarasate nesta sexta-feira

Fortaleza (CE) - Após uma semana de concentração no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, que fica em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE), a Seleção Brasileira Feminina de Futsal fará na noite desta sexta-feira (2/12), a partir das 20 horas (horário local), o treino de reconhecimento da quadra do ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), que receberá os jogos do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal.


A competição internacional, que ocorre entre os dias 5 e 10 deste mês, reunirá oito seleções de quatro continentes: Brasil, Argentina, Venezuela, Portugal, Rússia, Espanha, Japão e Angola. A estréia brasileira ocorre na segunda-feira (5/12) diante das venezuelanas, às 20 horas. O torneio será aberto mais cedo com o confronto entre Angola e Espanha, às 14 horas
 
 
Treino físico
Enquanto aguarda o treino de reconhecimento de quadra no ginásio Paulo Sarasate, a seleção feminina realizou uma atividade física na manhã desta sexta-feira. O time trabalhou na quadra e também na academia do CT da CBFS, sob a orientação do preparador físico Mário Raulino e do fisiologista Thiago Chinelato.
 
 
 

Brasil inicia série de treinos noturnos

 

 
 

 

Zerosa Filho/CBFS

Marcela (ao centro) aprova os treinos noturnos
Fortaleza (CE) - Os jogos do Brasil na primeira fase do 2º Torneio Mundial Feminino de Futsal, que será em Fortaleza (CE), entre os dias 5 e 10 deste mês, ocorrerão todos no mesmo horário: 20 horas (horário local). Para facilitar a ambientação, a comissão técnica brasileira passa a ministrar treinamentos na mesma hora dos três primeiros confrontos da equipe, diante de Venezuela, Espanha e Angola.

Nesta quinta-feira (1º/12) ocorreu a primeira atividade da série preparatória. O treinamento foi realizado no ginásio do Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE). Porém, nesta sexta-feira (2/12) e no sábado (3/12) as brasileiras treinarão no ginásio Paulo Sarasate. O time, no entanto, manterá a rotina de atividades matutinas no CT da CBFS.

O treino desta noite durou cerca de 1h30, e mais uma vez não teve a presença da ala Vanessa, poupada com dores no pé direito. Em contrapartida, a ala Marcela, que não participou no treino desta quarta-feira (30/11), voltou a quadra, assim como já havia ocorrido na parte da manhã.
 
 

Brasil retoma os treinos para o Mundial Feminino

 

 
Fortaleza (CE) - A manhã desta quinta-feira (1º/12) foi de mais atividade para a Seleção Brasileira Feminina de Futsal, que está em preparação para o 2º Torneio Mundial Feminino, que ocorre em Fortaleza (CE), entre os dias 5 e 10 deste mês, no ginásio Paulo Sarasate.

O elenco está concentrado no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE). O time voltou a treinar após a folga concedida pela comissão técnica na tarde de quarta-feira (30/11).

A atividade sob o comando do técnico Vander Iacovino não teve a presença da ala Vanessa, que segue sendo poupada, com dores no pé direito. A jogadora, no entanto, fez um trabalho físico a parte e não deve ser problema para estréia brasileira no torneio, marcada para segunda-feira (5/12), diante da Venezuela.


 
 
 
 
 
Brasil faz treino leve na manhã desta terça-feira
 

 

Zerosa Filho/CBFS

Marcos Sorato orienta a ala Vanessa
Fortaleza (CE) - A Seleção Brasileira Feminina de Futsal realizou na manhã desta terça-feira (29/11) mais um treinamento na fase de preparação para o 2º Torneio Mundial Feminino. O time está concentrado no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, que fica em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE).

O técnico Vander Iacovino e o auxiliar técnico Marcos Sorato trabalharam em duas frentes, priorizando as jogadas iniciadas com a bola parada. A intenção da comissão técnica é de seguir preservando as atletas, já que muitas estão vindo de uma maratona de jogos.

“A idéia é equilibrar a intensidade dos treinos. Hoje tivemos uma atividade mais leve, porém importante, já que em uma jogada iniciada em bola parada podemos decidir um jogo”, revelou Marcos Sorato. “Nosso planejamento está baseado nas informações colhidas pela equipe de preparação física e fisiologia”, complementou.

A equipe volta a treinar a partir das 17 horas (horário local), porém, a atividade será na academia, sob a orientação do preparador físico Mário Raulino.

O 2º Torneio Mundial Feminino será disputado no ginásio Paulo Sarasate, em Fortaleza (CE), entre os dias 5 e 10 de dezembro. A estréia das brasileiras, que buscam o bicampeonato, ocorre na segunda-feira (5/12), diante da Venezuela, às 20 horas (horário local). Na sequência, o Brasil encara a Espanha, na terça-feira (6/12), e fecha a primeira fase diante de Angola, na quarta-feira (7/12
 
 
Jogadoras 'comemoram' treino com bola
 

 

Zerosa Filho/CBFS

Cilene (com a bola) falou sobre o esperado treino com bola
Fortaleza (CE) - O Brasil realizou na manhã desta segunda-feira (28/11) seu primeiro treino com bola na preparação para o 2º Torneio Mundial Feminino. A equipe, que está concentrada no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza-CE), vem concentrada desde a última sexta-feira (25/11).

Até então, a comissão técnica brasileira priorizou a realização de avaliações e treinos físicos, sobretudo, para priorizar a recuperação do elenco, já que a maioria das jogadoras veio de uma intensa maratona de jogos.

Na atividade desta manhã, o técnico Vander Iacovino definiu alguns conceitos táticos e trabalhou jogadas de ataque. As jogadoras não esconderam a satisfação pelo início dos treinamentos com bola. “O treino mais esperado é sempre aquele com bola”, destacou a experiente fixo Cilene.

“Chegamos um pouco melhor tecnicamente. Estamos em final de temporada e isto nos proporciona uma condição mais apurada. Este fator, com certeza, ajudará na evolução do trabalho durante a semana”, comentou a jogadora do Jacareí Futsal (SP), fazendo referência ao período que o time terá até a estréia no Mundial Feminino, que ocorrerá no dia 5 de dezembro, diante da Venezuela.

Até lá, as atletas brasileiras ficarão concentradas no Centro de Treinamentos da CBFS, finalizando a preparação para a tentativa do bicampeonato da competição. No ano passado o Brasil conquistou o primeiro título mundial, ao bater Portugal na decisão, por 5 a 1, em Torrejon de Ardoz, na Espanha.

A Seleção Brasileira Feminina fará mais um treinamento no final da tarde desta segunda-feira, novamente na quadra do CT Aécio de Borba Vasconcelos, a partir das 17 horas



Brasil se apresenta nesta sexta para Mundial Feminino

 

 

Divulgação/CBFS

Seleção feminina fará um período de treinamento antes da estreia no Torneio Mundial Feminino
A Seleção Brasileira de Futsal Feminino se apresenta nesta sexta-feira (25/11) para um período de treinamentos antes da disputa do 2º Torneio Mundial Feminino, que ocorrerá em Fortaleza (CE), entre os dias 5 e 10 de dezembro. O elenco do Brasil, que busca o bicampeonato, ficará concentrado e fará seus treinamentos no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza).

Apenas duas das 15 convocadas não têm chegada prevista esta sexta-feira. A goleira Jozi e a pivô Ju Delgado se apresentarão no sábado (26/11). Elas são as únicas que atuam fora do Brasil e virão da Espanha, onde atuam, diretamente para a capital cearense. As demais - com exceção da ala Neguinha, que mora em Fortaleza - devem chegar entre 12h12 e 13h23 (horário local), desta sexta-feira.

De acordo com o planejamento da comissão técnica brasileira, já no dia da apresentação as atletas deverão passar por uma avaliação fisiológica. No sábado, os testes prosseguirão pela manhã, enquanto a tarde está reserva para um treino físico, que deve se repetir na manhã do domingo (27/11). O primeiro trabalho com bola está previsto para ocorrer no final da tarde do domingo, sob o comando do técnico Vander Iacovino.

Adversários
O Brasil, atual campeão do Torneio Mundial Feminino, está no grupo A, ao lado da Espanha, de Angola e da Venezuela. A chave B é composta por Portugal, Rússia, Japão e Argentina. Pelo regulamento, as equipes enfrentam-se em turno único dentro das próprias chaves em turno único e as duas melhores seleções de cada garantem vaga na semifinal. As equipes vencedoras do confronto eliminatório fazem a decisão do Mundial.

A rodada de abertura será disputada no dia 5 de dezembro. O primeiro jogo será entre Angola e Espanha, que se enfrentam às 14 horas. Às 16 horas, é a vez de Portugal e Japão começarem as campanhas na competição. Às 18 horas, Rússia e Argentina duelam e, às 20 horas, o Brasil inicia a defesa do título diante da Venezuela. Todos os jogos serão realizados no ginásio Paulo Sarasate
 

 

 
 

 

 
 

Experiente, Cilene fala sobre o próximo desafio brasileiro

 
 
 
Cilene marcou o primeiro gol do Brasil no Sul-Americano deste ano
 
 
 
 
Maracay (VEN) - Presente em todas as convocações da seleção brasileira feminina desde 2005, a fixa Cilene, do Barueri/Jaguaré/Palmeiras (SP), assinalou o primeiro gol do Brasil na quarta edição do Campeonato Sul-Americano de futsal. Logo em sua estreia, neste sábado (8), a equipe do técnico Vander Iacovino aplicou 13 a 1 no Equador e Cilene foi quem abriu o placar em um chute forte pela ala esquerda.

“Foi importante ajudar o time a sair do zero. A partida não estava fácil, mas felizmente conseguimos abrir o marcador e construir uma vitória elástica”, revelou a camisa 6 nacional, que alertou sobre a habilidade das atletas colombianas.

“A Colômbia, nosso próximo adversário, conta com jogadoras habilidosas, então é preciso que nosso time esteja atento. Os primeiros minutos dos duelos contra elas costumam ser complicados”, comentou Cilene.

Experiente, a fixa procura passar o máximo de tranquilidade as mais novas. Juntamente com Jú Delgado e Neguinha, sua companheira inseparável, Cilene soma quase trinta convocações seguidas pela seleção. “Nós atletas onversamos não só nos treinos, mas também nos corredores. Eu, a Neguinha e a Jú somos as mais veteranas do grupo, então temos que colaborar com as mais jovens. Procuramos explicar também a importância que é defender o nosso país”.

A atleta aproveitou para falar sobre seu futuro na seleção e a evolução do futsal feminino. “Tenho 27 anos e pretendo continuar servindo o Brasil enquanto eu tiver condições. O futsal feminino evoluiu, é verdade, mas ainda pode crescer mais. Penso que o apoio da mídia e dirigentes é fundamental para isso”, finalizou Cilene.

De acordo com a organização do evento, não haverá transmissão ao vivo dos jogos do 4º Sul-Americano feminino de futsal, mas os sites www.futsaltv.com.ve e www.telesurtv.net irão produzir vídeos de algumas partidas e lances. Brasil e Colômbia se enfrentam nesta terça-feira (11), as 13hr local – 14h30 pelo o horário de Brasília.
 
 
08-10-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Sem dificuldades, Brasil goleia Equador na estreia

CBFS Divulgação
 
Maracay (VEN) - A seleção brasileira feminina de futsal estreou com vitória no 4º Sul-Americano da categoria – 13 a 1 sobre o Equador. Jogando em Maracay, no Estado de Aragua (Venezuela), as brasileiras não tomaram conhecimento das equatorianas e golearam sem dificuldades na noite deste sábado (8/10).
 
Depois de quase duas semanas concentradas, as meninas do Brasil mostraram que estão bem preparadas e vão lutar para manter a hegemonia da competição. Organizado em quadra, o elenco dirigido pelo treinador Vander Iacovino foi superior desde os primeiros minutos, quando pressionou, mas acabou parando nas boas defesas da goleira rival.
 
Diante do frágil sistema defensivo adversário, a equipe brasileira abriu grande vantagem logo no primeiro tempo. Com a marcação recuada, as equatorianas pouco criaram e sofreram seis gols antes mesmo do intervalo. Cilene, Lú, Taty, Jéssika e Marcela, duas vezes, fizeram para as atuais tricampeãs.
 
Mesmo com o triunfo encaminhando, o Brasil não diminuiu o ritmo no período final. Inspiradas, as brasileiras continuaram melhores no segundo jogo da 1ª rodada (antes, na partida inaugural, o Uruguai já havia batido o Chile de virada pelo placar de 3 a 2). Do outro lado, o Equador se soltou mais em quadra, mas não o suficiente para assustar o selecionado brasileiro.
 
No fim, com a ala Marcela e a pivô Lú em noite iluminada, a seleção confirmou seu favoritismo e goleou as equatorianas por 13 a 1. Lú (2), Vanessa (2), Marcela (2) e Jéssika, novamente, fizeram para as brasileiras, enquanto Mora anotou o tento de honra do Equador – 13 a 1, placar final em Maracay.
 
Autora de três gols no confronto, Lú analisou o resultado: “Os cinco minutos iniciais não foram fáceis, mas depois conseguimos impor nosso estilo de jogo. Felizmente eu pude ajudar minhas companheiras, não só com os gols, mas também na marcação. Ainda temos que corrigir alguns erros individuais e estamos cientes disso”, comentou a camisa 10 brasileira.
 
Ficha técnica
4º Campeonato Sul-Americano feminino
Brasil 13 x 1 Equador
Local: ginásio poliesportivo “Las Delicias” – Maracay (Venezuela)
Data: 8/10/11 (sábado)
Horário: 18hr - horário local (19h30 – horário de Brasília)
Árbitro principal: Dario Santamaria (Argentina)
Árbitro auxiliar: Franco Arrue (Chile)
 
Brasil: Jozi (capitã), Taty, Cilene, Vanessa e Lú. Entraram: Giga, Desirrê, Neguinha, Jessiquinha, Jéssika, Marcela e Jú Delgado - Técnico: Vander Iacovino
 
Equador: Pincay, Aguilar (capitã), Freire, Mayra, Vasconez. Entraram: Gretel, Tobar, Merly, Fernanda, Mora e Palacios – Técnico: Cesar Zambrano
 
Gols
Brasil: Marcela (19, 20, 29 e 30min), Lú (13, 21 e 23min), Vanessa (25 e 31min), Jéssika (18 e 39min), Taty (13min) e Cilene (8min)
Equador: Mora (38min)
 
Cartões
Brasil: -
Equador: -
 
Fonte: CBFS
 
 
08-10-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Após Congresso, Brasil e Equador finalmente irão duelar


Zerosa Filho/CBFS
 
Maracay (VEN) - Após a Solenidade de Abertura na noite de ontem (7) e o Congresso Técnico na manhã deste sábado, a quarta edição do Sul-Americano feminino de futsal parece que finalmente irá começar. A seleção brasileira, presente na chave B, luta pelo tetracampeonato.
 
Em seu terceiro formato consecutivo, a nova tabela foi anunciada durante a reunião matutina entre os organizadores da competição e os dirigentes dos nove selecionados presentes: Brasil, Equador, Colômbia e Paraguai (grupo B), mais Argentina, Peru, Chile, Uruguai e a sediante Venezuela (grupo A).
 
Ainda neste sábado, às 18 horas (19h30 no Brasil), as brasileiras irão enfrentar as equatorianas na rodada inaugural, que contará com outros dois duelos: Chile x Uruguai e Venezuela e Peru.
 
“Queriam mudar as regras oficiais, nós não aceitamos. Proporam trocar a suspensão de dois cartões amarelos por três, o Brasil manifestou seu voto contra e não houve a mudança. Nós não temos culpa se a Bolívia não veio e o nosso grupo ficou com apenas quatro seleções”, comentou o supervisor Reinaldo Simões, que esteve presente na reunião.
 
Para a estreia em Maracay, a equipe brasileira terá apenas um desfalque: o da pivô Cely, da UnoChapecó, de Santa Catarina. A jovem jogadora segue entregue ao Departamento Médico da seleção devido a uma lesão muscular na coxa direita.
 
Final será às 11 horas desta sexta-feira (14) 
 
Caso chegue a mais uma decisão, a seleção feminina, comandada pelo treinador Vander Iacovino, disputará o título na sexta-feira, às 11 horas (12h30 no Brasil). Antes, porém, o duelo entre os finalistas estava agendado para as 13 horas local.
 
Os confrontos das brasileiras na fase classificatória, segundo a nova tabela, serão: sábado (Equador), terça-feira (Colômbia – 13h local), quarta-feira (Paraguai – 17h local). As semifinais estão marcadas para a próxima quinta-feira (13). Todas as partidas serão realizadas no ginásio poliesportivo “Las Delicias”, que terá sua quadra adaptada as dimensões 35mx17m, no máximo
 
Fonte: CBFS
 
 
08-10-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Iacovino elogia evolução da seleção feminina

 
Maracay (VEN) - Experiente e acostumado com várias decisões mundo a fora, o ex-jogador e agora técnico de futsal Vander Iacovino destacou a evolução da seleção brasileira feminina no decorrer das últimas temporadas. Para ele, as salonistas que ultimamente têm defendido o país estão no caminho certo.
 
“Desde que iniciamos os trabalhos com a seleção feminina temos notado uma boa evolução. A seleção sempre conta com algumas mudanças de nomes, mas a base é mantida. Isso acaba facilitando”, comentou Vander, que ainda acumula as funções de treinador do selecionado sub 20 e auxiliar-técnico de Marcos Sorato no elenco principal nacional.
 
Sobre o processo de renovação da equipe feminina, Iacovino afirmou que ele existe e é realizado da maneira correta. Para provar, o técnico destaca as três debutantes na seleção: Júlia, Cely e Desirrê.
 
“Da conquista do I Torneio Mundial para o elenco que buscará o quarto título Sul-americano nós temos três mudanças. A renovação acaba sendo natural, o que é muito importante, pois a qualidade é mantida ano pós ano”, encerrou o assunto.
 
Visando a estreia no 4º Campeonato Sul-Americano de futsal, programada para este sábado contra o Equador, Vander acredita que o adiamento do primeiro jogo serviu ao menos para o grupo ficar mais homogêneo.
 
“As convocadas para os compromissos na Venezuela se encontram hoje praticamente no mesmo patamar. Alcançamos um dos nossos objetivos, ou seja, colocar as atletas no mesmo nível”, finalizou o comandante brasileiro.
 
Fonte: CBFS
 
 
08-10-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal 

Elenco feminino treina e aguarda definição da nova tabela

 
Maracay (VEN) – Enquanto a terceira tabela do 4º Campeonato Sul-americano feminino de futsal não é divulgada, a seleção brasileira segue se preparando em solo venezuelano. Apesar dos diversos contratempos, o elenco comandado pelo técnico Vander Iacovino deixa a ansiedade de lado e tenta se concentrar exclusivamente nas partidas que ainda estão por vir.
 
“Continuamos nossa preparação e aguardamos uma definição sobre a competição, espero que tudo se resolva o mais rápido possível. As atletas querem jogar, claro. Nós não podemos permitir que os problemas da tabela, de fora de quadra, nos atrapalhem dentro das quatro linhas”, comentou o técnico brasileiro no início da noite desta sexta-feira (7).
 
Depois de mais uma vez realizarem exercícios de força e alongamentos pela manhã, no hotel, as brasileiras trabalharam com bola no período vespertino. Mesmo com a forte chuva que caiu sobre Maracay durante todo o dia, a comissão técnica nacional conseguiu realizar mais um treinamento na Venezuela, mesmo diante das improvisações que se fizeram necessárias.
 
Após aquecerem e participarem de uma roda de bobinho, as atletas trabalharam em quadra reduzida, exigindo bastante marcação e rapidez de raciocínio nos lances. Por fim, Vander, com dois quartetos diferentes, ensaiou uma série de jogadas de cobrança de lateral.
 
Solenidade de abertura é realizada e Congresso Técnico está marcado para amanhã
Após quase duas horas de espera na arquibancada do ginásio poliesportivo “Las Delicias” (com quadra bem inferior às medidas oficiais 40x20m), a delegação completa da seleção brasileira participou da solenidade de abertura da quarta edição do Sul-americano feminino.
 
Dos nove selecionados que irão disputar o título deste ano, somente a Argentina não compareceu ao evento inaugural. Após várias apresentações musicais e de dança, as seleções, finalmente, foram apresentadas ao público presente.
 
Neste sábado pela manhã, de acordo com informações da organização, será realizado o Congresso Técnico da competição, que a princípio estava marcado para essa sexta-feira. A primeira rodada deverá ser realizada no próprio sábado, mas ainda não há nada de oficial divulgado.
 
Fonte: CBFS
 
 
07-10-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Até 2ª ordem, Sul-Americano feminino está suspenso

 
 
 
Maracay (VEN) - O início da quarta edição do Campeonato Sul-Americano feminino de futsal segue indefinido. Depois de modificar a estreia da seleção brasileira por duas vezes, a organização do torneio alegou falta de bolas e o não comparecimento do Equador, até o momento, para começar os jogos na Venezuela.
 
Indignado com a desorganização apresentada, o supervisor da seleção brasileira, Reinaldo Simões, falou sobre os ocorridos. De acordo com o mesmo, que recebeu uma ligação de um dirigente local na hora do almoço, o Brasil entrará em quadra somente no sábado.
 
A princípio, as comandadas do técnico Vander enfrentariam a Bolívia nesta sexta-feira, mas as bolivianas desistiram de participarem do campeonato. Já pela segunda tabela divulgada pela Conmebol, a estreia estava marcada para esta sexta, contra o Equador, mas as equatorianas ainda não desembarcaram na Capital Federal Caracas. Por fim, pelas últimas informações fornecidas, a solenidade de abertura será hoje à tarde e as partidas terão início somente amanha (8).
 
“O 4º Campeonato Sul-Americano feminino está suspenso até 2ª ordem. Estamos no aguardo para sabermos exatamente o que irá ocorrer. Até agora o que sabemos é que só iremos entrar em quadra no sábado. Ainda, pelo o que foi passado, a abertura será nesta sexta-feira, mas a competição só começará amanhã por falta de bolas e devido ao Equador não ter chegado à Venezuela ainda”, desabafou Reinaldo Simões.
 
Enquanto a nova tabela não seja oficializada, a comissão técnica nacional não para em Maracay. Com a indefinição da estreia, as jogadoras brasileiras voltarão a treinar na tarde de hoje. Um trabalho de fortalecimento muscular numa academia local também está sendo preparado para as jogadoras
 
Fonte: CBFS
 
 
06-10-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Seleção estreia nesta sexta contra o Equador

CBFS Divulgação
 
Maracay (VEN) - Tudo pronto para a estreia da seleção brasileira feminina na quarta edição do Sul-Americano de futsal, que será realizada em Maracay, na Venezuela. Nesta sexta-feira (7/10), às 17 horas (18h30 no Brasil), a equipe do técnico Vander Iacovino terá pela frente o Equador. Ambos os selecionados estão presentes no grupo B, ao lado de Colômbia e Paraguai.
 
Em busca do tetracampeonato, as brasileiras, que treinaram menos de duas semanas para a estreia, estão confiantes. Para o confronto desta sexta-feira, mesmo sob o forte calor venezuelano, o objetivo é deixar a ansiedade de lado e iniciar a campanha com o pé direito.
 
Jéssika, que não esteve em quadra ontem, mas participou normalmente do trabalho desta quinta, se diz pronta para o 1º embate em solo venezuelano. “Ainda sinto um leve desconforto, mas nada mais sério. Eu vou para o jogo contra o Equador”, revelou a ala. A pivô Cely, lesionada, segue de fora.
 
Amanhã pela manhã, mesmo dia do duelo de estreia, a comissão técnica brasileira comandará a última atividade antes da partida contra as equatorianas. Já de olho no confronto da tarde, as jogadoras farão apenas um alongamento no próprio hotel.
 
Seguem os três confrontos do Brasil no grupo B:
 
- Brasil x Equador: sexta-feira (7), às 17hr local (18h30 pelo o horário de Brasília);
 
- Colômbia x Brasil: segunda-feira (10), às 13hr local (14h30 pelo o horário de Brasília);
 
- Brasil x Paraguai: terça-feira (11), às 17hr local.
 
Obs. O ginásio poliesportivo “Las Delicias” será o palco de todas as partidas do 4º Sul-Americano feminino de futsal
 
Fonte: CBFS
 
 
06-10-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Treinos da seleção feminina continuam antes da estreia

 
 
 
Maracay (VEN) - A seleção brasileira feminina de futsal voltou a treinar na tarde desta quinta-feira (6/10). De olho na estreia do 4º Campeonato Sul-Americano da categoria, nesta sexta-feira, às 17 horas (18h30 no Brasil), contra o Equador, as brasileiras aproveitaram o pouco tempo restante para acertar os últimos detalhes.
 
Pela manhã, no próprio hotel onde estão hospedadas (Micotti), as atletas fizeram uma breve atividade após o café da manhã, com duração aproximada de 30 minutos. Nessa, o elenco trabalhou flexibilidade e força.
 
Já no fim da tarde, assim como ontem, o selecionado verde amarelo realizou mais uma atividade com bola numa quadra local. Na ocasião, depois de um aquecimento com apenas um toque (em seguida foram liberados dois) Vander cobrou mobilidade de suas comandadas, em especial nos contra-ataques. Antes de encerrar o treinamento, enquanto as goleiras fizeram um trabalho a parte, o restante do elenco ensaiou jogadas de linha de fundo. O técnico brasileiro repetiu tudo exaustivamente.
 
Para a goleira Giga, o time está focado e ciente de seus objetivos. De acordo com a mesma, todos os treinamentos foram bem absolvidos pelas jogadoras, o que dá ainda mais confiança para o confronto desta sexta, onde o triunfo será fundamental.
 
“Nossa equipe está bem preparada. Os erros durante a partida irão aparecer, o que é natural, mas com o decorrer do campeonato e dos próximos treinamentos nós iremos corrigi-los. O time está focado para esse primeiro compromisso”, comentou Giga, uma das atletas que se destacaram durante o treino vespertino.
 
A pivô Cely, que sofreu uma lesão muscular na coxa direita, continua de fora do time. Jéssika está praticamente recuperada de uma fibrose e participou normalmente das atividades de hoje. A ala, caso não volte a sentir a contusão, está garantida para a estreia contra o Equador
 
Fonte: CBFS
 
 
05-10-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Seleção feminina inicia atividades em Maracay

CBFS Divulgação
 
Maracay (VEN) - Em busca de seu quarto título consecutivo do Sul-Americano feminino de futsal, a seleção brasileira iniciou na tarde desta quarta-feira (5/10) sua preparação na Venezuela, em Maracay, local onde será realizada a quarta edição da competição internacional.
 
Sob o olhar atento do treinador Vander Iacovino e de toda comissão técnica, doze das quatorze atletas que irão representar o Brasil no norte da América do Sul treinaram forte nesta tarde, após folga pela manhã. Cely e Jéssika, entregues ao departamento médico, foram poupadas.
 
Durante mais de uma hora, o elenco brasileiro trabalhou a saída de bola em velocidade, relembrou algumas jogadas de ataque e aprimorou a marcação pressão com apenas dois toques na bola. Vander, quando necessário, paralisou as atividades para orientar suas jogadoras.
 
Segundo a fixa Taty, o escrete verde amarelo, ainda se recuperando da longa viagem, tem tudo para fazer uma boa estreia na Venezuela. Ainda de acordo com a jogadora da Unesc (SC), o Brasil não pode ficar escolhendo adversário.
 
“A viagem até aqui realmente foi cansativa, mas temos tudo para estrear bem, já que nossa equipe está preparada. Esse primeiro treinamento foi importante para nós, principalmente para soltarmos o corpo um pouco”, analisou a defensora catarinense.
 
Ainda para Taty, o treino também serviu para ela e suas companheiras recordarem algumas das jogadas ensaiadas: “Além da soltura, nós aproveitamos para reensaiarmos algumas jogadas que trabalhamos durante o período em que estivemos concentradas no CT”.
 
Nesta quinta-feira, um dia antes da estreia diante das equatorianas, as brasileiras voltarão a treinar com bola no final da tarde. Presente no grupo B, o selecionado nacional é o atual campeão do Torneio Mundial, que terá sua segunda edição realizada em dezembro deste ano, no Brasil.
 
Fonte: CBFS
 
 
05-10-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Mudança na tabela coloca Equador como 1º rival do Brasil

 
 
 
Maracay (VEN) - A seleção brasileira feminina de futsal foi pega de surpresa nesta terça-feira (4/10), data do embarque para a disputa do 4º Sul-Americano da categoria. A Bolívia, até então adversária da estreia, desistiu de participar do campeonato, mudando assim a tabela da chave B, a do Brasil.
 
O grupo A, formado por Argentina, Chile, Uruguai, Peru e pela anfitriã Venezuela não houve modificação. Com a saída das bolivianas, as brasileiras agora irão estrear contra o Equador, na própria sexta-feira (7).
 
O segundo compromisso das comandadas do técnico Vander Iacovino será somente na segunda-feira, diante das colombianas, teoricamente um dos adversários mais fortes da fase classificatória. E, por fim, a seleção do Paraguai, na terça, será o último rival no grupo B.
 
Todos os jogos da quarta edição do Sul-Americano feminino serão disputados no ginásio poliesportivo “Las Delicias”. Se chegar a final, as brasileiras terão pela frente cinco confrontos, incluindo a semifinal e a decisão, que será no dia 14 (sexta-feira).
 
Primeiro treino em solo venezuelano será nesta tarde
Depois de uma desgastante viagem (mais de quinze horas de duração, incluindo transportes aéreo e terrestre) até Maracay, capital do Estado de Aragua, a comissão técnica da seleção feminina optou por não realizar nenhum tipo de atividade na manhã desta quarta-feira (5).
 
Na parte da tarde, às 17 horas local (18h30 no Brasil), as atletas irão a quadra para seu primeiro treinamento na Venezuela. Amanhã (6), visando a partida de abertura, os treinos serão divididos em dois períodos: matutino e vespertino.
 
Fonte: CBFS
 
 
05-10-2011 .: Seleção Brasileira de Futsal

Após longa viagem, brasileiras chegam à Venezuela

CBFS Divulgação
 
Caracas (VEN) - Confiante, a seleção brasileira feminina de futsal desembarcou na noite desta terça-feira (4/10) em Caracas, Capital Federal da Venezuela. Logo em seguida, a delegação nacional seguiu viagem de ônibus rumo a Maracay (mais duas horas), local onde será disputado o 4º Campeonato Sul-Americano da categoria. O Brasil fará sua estreia contra o Equador, na sexta-feira (7).
 
Comandado pelo técnico Vander Iacovino, o selecionado brasileiro teve uma recepção calorosa no Aeroporto Simon Bolívar, com direito a rosas e um grupo musical ao vivo. Em busca do quarto título consecutivo da competição, o elenco verde amarelo demonstrou otimismo no decorrer da noite.
 
“O entrosamento, já que mudaram apenas três jogadoras do grupo que foi campeão no Torneio na Espanha, é muito importante. Iremos passar por mais um teste, o maior até o nosso próximo desafio: o II Torneio Mundial, que este ano será realizado no Brasil”, destacou a goleira Jozi, uma das mais experientes do elenco convocado por Iacovino.
 
Depois de quase uma semana de preparação em Caucaia (região metropolitana de Fortaleza – CE), no Centro de Treinamento Aécio de Borba Vasconcelos, as jogadoras chegam à Venezuela de olho em mais um título internacional. Para não ser surpreendida, a equipe se diz concentrada.
 
“O grupo convocado já se conhece bem, então as jogadas saem com mais naturalidade, o que facilita bastante. Eu mesmo, quando ainda atuava no Brasil, fui companheira de clube de algumas das atuais convocadas. Das adversárias não tem como afirmar qual é a mais qualificada, mas sei que algumas colombianas jogam na Liga Espanhola”, disse a guarda meta.
 
Por fim, Jozi revelou que é uma honra ser a capitã de uma seleção tão vencedora. “Sinto-me honrada por ser a capitã do Brasil e, ao mesmo tempo, sei que a responsabilidade acaba sendo maior também”, concluiu a chapecoense.
 
As 14 escolhidas do técnico brasileiro:
 
Goleiras
Jozi
Giga
Júlia
 
Fixas
Desirrê
Taty
Cilene
 
Alas
Neguinha
Marcela
Jessiquinha
Jessíka
Vanessa
 
Pivôs
Jú Delgado
Cely
 
Fonte: CBFS
 
 

Seleção feminina embarca em busca do tetracampeonato 


Zerosa Filho/CBFS
 
A seleção brasileira feminina de futsal embarcou na tarde desta terça-feira (4/10) rumo a Caracas, na Venezuela, onde disputará entre os dias 7 e 14 deste mês o 4º Campeonato Sul-Americano. Atual campeão mundial, o elenco comandado pelo técnico Vander Iacovino luta pelo quarto título consecutivo da categoria.
 
Apesar do curto período de preparação, as brasileiras, cientes de suas responsabilidades, querem e prometem brigar até o fim para manter a hegemonia da modalidade. Na tarde de hoje (4), durante o embarque em Guarulhos (SP), o elenco demonstrou tranquilidade e confiança.
 
“Não conhecemos todas as adversárias, mas já enfrentamos algumas delas e estamos preparadas para as possíveis dificuldades que iremos encontrar pela frente. Estreia sempre gera um clima diferente, de ansiedade, mas tudo dará certo“, revelou a pivô Lú, camisa 10 da seleção.
 
Ainda de acordo com a jogadora do Kindermann (SC), o Brasil é sempre favorito no futsal, independente da categoria, mas isso tem que ser comprovado dentro de quadra. Segundo Lú, a seleção irá crescer no decorrer da competição, com naturalidade.
 
“O favoritismo existe, não podemos ignora-lo, mas, acima de qualquer coisa, temos que mostrar superioridade é dentro de quadra. O time treinou forte durante quase uma semana e estamos com o pensamento voltado para esse Sul-Americano“, finalizou a pivô de 28 anos, que é formada e pós-graduada em Educação Física.
 
O desembarque em Caracas está previsto para as 20h30 (horário de Brasília) desta terça. Ao todo, quatorze atletas, três delas goleiras, foram convocadas pelo técnico brasileiro.
 
Fonte: CBFS
 
 

Futsal feminino do Jacareí tem atleta convocada para seleção brasileira

 
A Seleção Brasileira Feminina de Futsal foi convocada para disputa do 4º Campeonato Sulamericano de Futsal. A comissão técnica divulgou o nome das 14 atletas que disputarão o torneio, que será realizado entre os dias 7 e 14 de outubro, em Maracay, na Venezuela. Cilene e Jessiquinha, atletas que integram a equipe do Jacareí Futsal estão entre as relacionadas.
 
A apresentação será no dia 28 de setembro, no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Fortaleza (CE). O grupo ficará em treinamento até o dia 5 ou 6 de outubro, quando segue para a Venezuela.
 
Confira a lista de convocadas para o Sul-Americano
 
Goleiras
Jozi – CD Burela FS (Espanha)
Giga – UnoChapecó/NTozzo/Female
Júlia – Kindermann/Uniarp/GGnet
 
Fixas
Desirrê – Kindermann/Uniarp/GGnet
Taty – Unesc/FME/Cri Construções
Cilene – Jacareí Futsal
 
Alas
Neguinha – Nacional Gás/Unifor
Marcela – Unesc/FME/Cri Construções
Jessiquinha – Jacareí Futsal
Jessíka – UnoChapecó/NTozzo/Female
Vanessa – UnoChapecó/NTozzo/Female
 
Pivôs
Jú Delgado – FS Mósteles (Espanha)
Lú – Kindermann/Uniarp/GGNet
Cely – UnoChapecó/NTozzo/Female